Em 1968, o Brasil regulamentou o transplante de órgãos, e somente em 04/02/1997, com o advento da Lei 9.434 e outras mais recentes, é que tivemos um grande avanço e aprimoramento da regulamentação dos transplantes, estabelecendo-se métodos práticos e eficientes.
Hoje o Brasil possui uma das melhores legislações de transplantes do mundo.
Central de Captação de Órgãos
A Central de Captação de Órgãos, que no nosso Estado é representada pelo Rio Transplantes, é subordinada à Secretaria de Estado de Saúde/RJ, é onde se controla a Lista de Candidatos a Transplantes de Órgãos. Esta Central recebe as informações sobre os doadores e analisa, dentre os que estão na Lista, qual o receptor compatível.
A Central de Captação, ao receber as informações sobre um paciente que está com morte encefálica, envia uma equipe para fazer contato com a família, informando e esclarecendo tudo o que for necessário, a fim de viabilizar a doação dos órgãos.
A retirada de órgãos
Após a aceitação da família e assinatura de um termo, é realizada a retirada dos órgãos, através de uma cirurgia, com uma duração de aproximadamente 4 horas, por uma equipe especializada, e com todos os cuidados reconstituindo o corpo.
Onde obter maiores informações:
Central de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro Tel. 2221-4450 - 2299-9945
Legislação de Transplantes